Eu adoro os seus comentários!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como as abelhas produzem mel?




Uma abelha inicia o processo de produção de mel quando colhe o néctar de uma planta. O néctar da planta é uma maneira natural de encorajar insetos (abelhas, vespas, borboletas, etc) a visitar uma flor. No processo de colher o néctar, o inseto transfere grãos de pólen de uma flor para outra, polinizando-a.

A maioria dos néctares das flores são similares à água com açúcar: sucrose misturada com água. Os néctares também podem conter outras substâncias benéficas. Para produzir mel, duas situações acontecem:

•As enzimas que as abelhas produzem transformam a sucrose (um dissacarídeo) em glicose e frutose (monossacarídeos). Veja Como funciona a alimentação para saber mais sobre as enzimas e sacarídeos dos alimentos.
•A grande parte líquida dessa mistura deve ser evaporada, deixando somente cerca de 18% de água na composição final do mel.
Veja esta descrição do processo da enzima:
"Uma enzima, a invertase, converte a maioria da sucrose em dois açúcares de seis carbonos, glicose e frutose. Uma pequena quantidade da glicose é atacada por uma segunda enzima, a glicose oxidase, e convertida em ácido glucônico e peróxido de hidrogênio. O ácido glicônico transforma o mel em um meio ácido com baixo pH que é inóspito para bactérias, mofo e fungos (organismos que chamamos de micróbios), enquanto o peróxido de hidrogênio proporciona proteção de curto alcance contra esses mesmos organismos quando o mel está amadurecendo ou é diluído para servir de alimento para as larvas. As abelhas melíferas reduzem o teor de água do néctar, o que lhe confere uma elevada pressão osmótica e proteção contra os micróbios".
Abaixo, você encontra uma descrição do processo de evaporação:
"A mudança física envolve a remoção da água, que é obtida através da manipulação externa do néctar pela abelha que coloca pequenas gotículas no lado superior dos favos e bate suas asas para aumentar a movimentação do ar e eliminar o excesso de umidade".
O efeito consiste em transformar o mel em um alimento muito estável. Ele resiste naturalmente a mofos, fungos e outras bactérias, permitindo que dure por anos sem refrigeração.



___________________________________________________
"HowStuffWorks - Como as abelhas produzem mel?". Publicado em 01 de abril de 2000 (atualizado em 05 de dezembro de 2007) http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao300.htm (27 de outubro de 2010)

3 comentários:

Daniel Savio disse...

O melhor de tudo, elas fazem isto naturalmente, mesmo que tenha levandos centenas de anos para aprender isto (nós seres humanos que pensamos que somos os únicos animais capazes de pensar)...

Fique com Deus, menina Sonia Silvino.
Um abraço.

Isa Martins disse...

Oi Sonia, com certeza o mel é um alimento importantíssimo, pois tem a energia das flores e também das abelhas, o que traz grandes benefícios pra nossa saúde
Beijos e bom dia!

RECANTO DOS AUTORES disse...

Soninha,muito interessante e mostra como é sábia a natureza!Ninguem precisou ensinar a elas como fazer essa delícia!adorei as imagens!Bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***