Eu adoro os seus comentários!!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

Morcegos: mamíferos voadores!

 
Os morcegos não são malvados como parecem! 
Saiba tudo sobre os mamíferos voadores:

Eles são importantes para a natureza: ajudam na reprodução das plantas e no controle de pragas!!!

Morcego
Eles têm fama de malvados. E não são muito bonitos. Mas se os conhecer melhor você vai saber que, apesar da cara esquisita, têm um papel importante na natureza e ajudam outros seres vivos.
Os morcegos são os únicos mamíferos capazes de voar. Suas asas são formadas pela própria pele. Como nós, possuem cinco dedos, que são longos e sustentam a asa. Seu corpo é coberto de pelos curtos, com cores que variam muito. Podem ser pretos, cinzentos, marrons, beges, brancos, amarelos ou vermelhos.
Certas espécies mudam de cor em algumas fases da vida e há filhotes com uma penugem tão fina que parecem de pelúcia. Só que é bom lembrar que são de verdade e mordem para se defender. O ataque é perigoso, pois, assim como os cães, eles podem transmitir raiva. Quem for mordido têm de ir ao médico imediatamente.
Os morcegos são mamíferos e nascem depois de dois a sete meses de gestação, dependendo da espécie. A mamãe-morcego reconhece o some o cheiro de seu filhote mesmo no meio de outros bebês e sempre sabe onde o deixou. Ele passa os primeiros dias de vida grudado na mãe e, quando ela está de cabeça para baixo, fica pendurado no seu corpo para mamar.

Amigos da natureza

Existem cerca de mil espécies de morcego e 140 delas vivem no Brasil. Eles são o grupo de mamíferos que tem a dieta mais variada. Alguns se alimentam de frutos, outros só de folhas, ou peixes, ou insetos, ou pequenos mamíferos e sapos, ou ainda de néctar e pólen. Ah, tem também os mais famosos, que se alimentam de sangue de aves e de outros mamíferos, mas são apenas três espécies.




Morcego2
Enquanto comem, os morcegos polinizam flores e espalham sementes, ajudando na reprodução das plantas e garantindo a sobrevivência de várias florestas. De acordo com a alimentação, mantêm controlada a população de insetos e ratos em diversas áreas, impedindo que virem pragas. Além disso, suas fezes são um dos melhores fertilizantes que existem.

Sonar poderoso

A maioria das espécies de morcego enxerga bem durante o dia. Mas costuma sair para procurar comida no final da tarde ou à noite para evitar a concorrência dos pássaros e se livrar de predadores, como aves de rapina e cobras. Mesmo assim existe o risco de ser pego por gatos ou corujas. A escuridão para os morcegos não é problema, pois contam com um truque especial: usam o som para perceber o que está em volta.
Eles ouvem muito bem e emitem ruídos de alta frequência, que nossos ouvidos não conseguem perceber. As ondas sonoras batem nos obstáculos e voltam na forma de eco. O ouvido do morcego capta o eco e seu cérebro rapidamente faz um mapa de onde há um obstáculo ou um alimento. Desse jeito, ele pode perceber até um fio fino como uma teia de aranha à sua frente e também pegar um inseto em pleno ar.

Você sabia que:
 

  • As três espécies que se alimentam de sangue vivem na América do Sul, inclusive no Brasil? Duas delas só atacam aves e a outra, aves e mamíferos.
  • Eles não sugam sangue? Na verdade, mordem o animal e lambem o local.
  • O menor mamífero é o morcego kitti, da Tailândia? Suas asas têm apenas 16 centímetros de envergadura.
  • Até o século 19, os morcegos eram considerados aves?
  • A saliva de alguns morcegos tem substâncias úteis para fazer medicamentos?
  • Eles se limpam passando a língua pelo corpo e se esfregando com as patas?
  • Em alguns grupos, se um morcego não acha alimento, uma fêmea que jantou devolve comida em sua boca para que ele sobreviva?
  • Um morcego come mais de 600 insetos em uma noite? Eles precisam de muita energia para voar.
  • Certas espécies manobram com agilidade e voam a 56 quilômetros por hora?
Consultoria: William Stutz ( veterinário da Secretária de Saúde de Uberlândia e coordenador do Projeto Morcego Livre) e Marco A. R. de Mello (biólogo e mestre em Ecologia).

Daqui: 
http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/morcegos-nao-sao-malvados-como-parecem 


2 comentários:

chica disse...

Eu morro de medo deles,rs...beijos,chica

Anne Lieri disse...

Tadinhos!Eu tenho medo tb,mas agora acho que vou fazer uma poesia pra eles!bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***