Eu adoro os seus comentários!!!

domingo, 25 de abril de 2010

Desmatamento e extinção de animais:




Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento!

O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a Terra já enfrenta. Eis alguns deles:


1- Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.

2- Onça-pintada:Encontrada no Pantanal, desaparece da região devido à caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.

3- Mono-carvoeiro: O maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.

4- Pica-pau-de-cara-amarela: Os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.

5- Ararinha-azul: Cobiçada no mercado internacional por sua plumagem. Há apenas cerca de cinqüenta desses animais, vivendo no Piauí e na Bahia.

6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Alagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie.

7- Mico-leão-dourado: Com a redução da Mata Atlântica, perdeu seu hábitat natural. Restam algumas centenas na reserva de Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro.

8- Tartaruga-de-couro: Cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país.

- Mais bocas para nutrir, implicando maior produção de alimento e, portanto, necessidade crescente de terras agriculturáveis, às custas de mais desmatamento. Hoje, o planeta perde um hectare de solo aproveitável para a agricultura a cada 8 segundos. Buscar um aumento na eficiência da produção de alimentos, através de maior mecanização da agricultura, levaria à degradação maior do solo. Além disso, a utilização intensiva de adubos e pesticidas aumentaria a poluição do solo e dos lençóis de água.

- Maior pressão de consumo, gerando, portanto, maior demanda de recursos naturais não-renováveis, como os metais e o petróleo. Além do esgotamento precoce desses recursos, mais resíduos serão produzidos, intensificando a poluição: o homem poderá afogar-se no seu próprio lixo!

- Maior necessidade de energia. Por enquanto, gerar energia leva a um aumento da poluição (queima de combustíveis como petróleo ou carvão), ou à destruição de ecossistemas (construção de hidrelétricas), ou ainda a riscos de contaminação por radiação (usinas atômicas). Métodos menos poluentes, como o uso do álcool, ou formas “limpas” de gerar energia, como energia solar, poderão, talvez, resolver o problema.

Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/

7 comentários:

chica disse...

Importante esse post e aqui em casa, Neno está sempre lendo sobre isso,Vai gostar de ver.beijos,chica

Rosa Carioca disse...

É um problema sério demais. Mas se calhar, devem pensar que nada nos vai atingir...

Blog da Fatima disse...

O Homem mesmo sem a minima noção é o respoinsavel por todas as vidas, tanto para dar a vida como para tira-la! É uma pena tanta destruição na natureza, tantos bichinho sendo prejudicadas pelas ações deste que deveria ser o primeiro a preservar o planeta onde vivemos.
Até quando tanta destruição???
Será que essas trajédias todss que estão acontecendo não vai concientizar esse povo??
É preciso mais o que einh???

Indignada mode on!!

Bjos no ♥

Daniel Savio disse...

Menina, sabe o que é pior, que nem precisamos tanto assim de areas para plantio, bastaria uma melhor conservação das areas já existem e melhoria no meio de produção...

E outra coisa importante, respeitar os 20 por cento de area da fazenda tendo mata.

Fique com Deus, menina Sonia Silvino.
Um abraço.

Unknown disse...

Parece incrível que o homem não vê o reflexo dos seus atos. Altera todo ecossistema.
Beijos.

Anônimo disse...

Soninha,muito bom esse texto!Triste demais ver a situação desses animais!Ótimo alerta!Bjs,

Anônimo disse...

http://extinsaodeanimais.blogspot.com/

salve os animais linka a gente plis todos q tem blog coloca nosso link la e salve os animais

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***