Eu adoro os seus comentários!!!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sete animais capazes de serem ouvidos ao longe


Os animais enviam mensagens por motivos muito específicos, por exemplo sinalizar perigo ou em rituais de acasalamento. Alguns desses chamados, como os que descrevemos abaixo, são tão ruidosos que podem viajar pela água ou ecoar entre as árvores a distância de cinco quilômetros, para chegar aos destinatários.

1. Baleia Azul

O chamado da poderosa baleia azul é o mais ruidoso da Terra, com espantosos 188 decibels. (O show de rock médio mal atinge 100 decibels.) As baleias azuis machos usam esse chamado ensurdecedor e grave para atrair companheiras a centenas de quilômetros de distância.

2. Macaco Uivador (Bugio ou Gariba)

Encontrados nas florestas tropicais da América, como a Amazônia, esses macacos de cerca de 1,20 metro de altura emitem um uivo que pode ser ouvido a mais de três quilômetros de distância.

3. Elefante

Quando um elefante bate os pés, as vibrações criadas podem percorrer 32 quilômetros pelo solo. Eles também recebem mensagens pela sola dos pés. Pesquisas sobre elefantes indianos e africanos identificaram uma mensagem de alerta, uma mensagem de cumprimento e uma mensagem que diz "vamos lá". Os sons têm volume de 80 a 90 decibels, mais altos do que qualquer grito humano.

4. Rã-Touro Americana

O nome vem do grave e ruidoso mugido que as rãs macho emitem. Ele pode ser ouvido a até 800 metros de distância, e faz com que os animais pareçam maiores e mais ferozes do que de fato são. Para criar esse som ressonante, a rã macho bombeia ar entre seus pulmões e boca, passando pelas cordas vocais.

5. Hiena

Se você por acaso ouvir o chamado de uma hiena pintada, ou "risonha", recomendamos que deixe o edifício. As hienas produzem uma série de sons agudos e entrecortados (definidos como "risadinha" pelos zoólogos) quando estão sendo ameaçadas, perseguidas ou atacadas. Essa "risada" perturbadora pode ser ouvida a 13 quilômetros de distância.

6. Leão Africano



Istock
O rugido do leão afasta os inimigos

Talvez o mais reconhecível dos chamados animais, o rugido de um leão é utilizado pelos machos para afastar rivais e demonstrar domínio. As leoas fêmeas rugem para proteger seus filhotes e atrair a atenção dos machos. Há informações de que o rugido dos leões pode ser ouvido a notáveis oito quilômetros de distância.

7. Foca-Elefante Setentrional

Ao longo da costa da Califórnia vivem as focas-elefante, uma espécie de aparência estranha com focinhos longos e corpos grandes e flácidos. Quando chega a hora do acasalamento, as focas macho emitem um chamado semelhante ao trombetear de um elefante. O chamado, que pode ser ouvido a quilômetros de distância, permite que outros machos -- e as fêmeas próximas -- saibam quem manda no pedaço.
______________________________
Colaboraram com o texto:

Helen Davies, Marjorie Dorfman, Mary Fons, Deborah Hawkins, Martin Hintz, Linnea Lundgren, David Priess, Julia Clark Robinson, Paul Seaburn, Heidi Stevens e Steve Theunissen

Editores da Publications International, Ltd.. "HowStuffWorks - Sete animais capazes de ser ouvidos ao longe". Publicado em 20 de setembro de 2007 (atualizado em 30 de setembro de 2008) http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-que-ouvem-de-longe.htm (20 de janeiro de 2011)

3 comentários:

Isa Martins disse...

Bom dia Sonia, adorei saber mais sobre esses animais,muito interessante
Sobre as baleias eu já conhecia, pois tenho uma conexão muito grande com elas, adorei o post
Beijos e ótimo dia pra ti!

Anne Lieri disse...

Muito legal!Eu só sabia da baleia e do elefante!Bjs,

Daniel Savio disse...

Interessante, mas não sabia que a Rã e Elefanta são tão boas assim de audição...

Fique com Deus, menina Sonia Silvino.
Um abraço.

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***