Eu adoro os seus comentários!!!

domingo, 10 de julho de 2011

COMO AS GALINHAS FAZEM OS OVOS?


Em mais uma extraordinária demonstração de proeza da natureza, o conteúdo de um ovo é envolvido em uma casca perfeita, sem emendas e incrivelmente forte como se fosse mágica! Os ovos são obras de arte.

A galinha tem pouco a ver com a formação da casca do ovo, na verdade é o ovo que desenvolve a casca em volta de si mesmo. Ele faz isso por meio de processos que também são observados nos ossos e nas conchas do mar.

Em volta do ovo há uma membrana, e nessa há pontos uniformemente espaçados onde formam-se colunas de calcita (uma forma de carbonato de cálcio). Essas colunas se arranjam lado a lado para formar a casca. De acordo com um livro muito interessante chamado "Feito para medir" de Philip Ball:

Os pontos de nucleação são nódulos de proteína definidos chamados de proeminências mamilares, e o mineral é primeiramente depositado em forma de partículas de aragonita com orientação ao acaso de cristais. Ao topo dessas pilhas de aragonita, começam a se formar colunas de calcita cristalina orientada.
A calcita fica basicamente flutuando na solução em volta da casca, e ela se deposita nessa casca como um cristal em formação. O ovo faz sua própria casca.





5 comentários:

Mariazita disse...

Querida Soninha
Gostei imenso deste post.
Sabe que foi coisa em que nunca pensei???
Como é que a galinha faz o ovo? Nunca me ocorreria pensar nisso:)))
E quase todos os dias mexemos em ovos, seja para cozinhar, seja para os arrumar no frigorífico, seja, finalmente, para os comer :)))
E se são bons!!!
Obrigada pelo ensinamento que aqui colhi.

Bom resto de domingo. Beijinhos

Zé Carlos disse...

Soninha vc é uma garota interessante e MUUUIIITTTOOOO inspirada, a cada momento com todo trabalho seu ainda tem matéria para nos encantar. Que Deus te conserve assim pois nos encanta a cada dia.

Um beijo grande do seu admirador, ZC

ValeriaC disse...

Muito legal seu post minha querida... fantástico ver como a natureza trabalha nos diferentes seres...
Boa semana minha querida...beijos...
Valéria

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Sonia, taí, esta eu não sabia... Aprendi aqui!

Beijo, amiga!
Tais Luso

Anne Lieri disse...

Uma curiosidade muito interessante!Eu tb não sabia!Bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***