Eu adoro os seus comentários!!!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

COMO OS BEIJA-FLORES ACASALAM?



O beija-flor é para o mundo dos pássaros o que o helicóptero é para a aviação. O pequeno pássaro - que pesa cerca de 20 gramas - não apenas consegue voar em todos os eixos, como também pairar no ar. Essa incrível habilidade faz do beija-flor um dos pássaros mais fascinantes de se observar. Esse pássaro pode ser encontrado nas Américas - do Alasca ao Brasil. Alguns beija-flores mexicanos migram para o norte durante a primavera, voando até 800 km em 20 horas sem parar.

Os beija-flores estão quase sempre em movimento e passam praticamente todo o seu tempo no ar. Suas pernas são tão pequenas e frágeis que eles normalmente não conseguem andar, mas no ar, são especialistas. Os beija-flores batem as asas até 80 vezes por segundo, o que produz seu zumbido suave. Seu coração pode bater até 1.300 vezes por minuto enquanto voam. Todo esse batimento acelerado tem seu preço: os beija-flores precisam comer em intervalos de poucos minutos. Consomem grande quantidade de pólen, usando a língua fina e longa para tirá-lo do fundo das flores. Como tudo no beija-flor, essa língua é extremamente veloz, carregando uma porção de pólen até o bico 13 vezes por segundo.

A necessidade de comer tanto e com tanta freqüência dita boa parte do comportamento desse pássaro, o que faz dele um dos territoriais do mundo. Os beija-flores expulsam animais tão grandes quanto um falcão para protegerem seu espaço. Fazem isso realizando movimentos aéreos radicais que assustam ou incomodam o pássaro ameaçador, fazendo-o fugir.

Esses movimentos aéreos dão ao beija-flor um lugar único no mundo animal. Eles geralmente parecem dançar no ar e fazem exibições aéreas complexas, às vezes, para defender seu território, outras vezes, para impressionar o sexo oposto. Dois beija-flores podem ainda ficar saltando no ar juntos.

Pela lógica, os beija-flores deveriam se acasalar no ar - afinal, fazem tudo no ar e suas pernas são praticamente inúteis. Provavelmente, conseguiriam, com sua habilidade de pairar. Mas será que esses pássaros realmente copulam no ar?


Acasalamento no ar?
Quando um beija-flor macho está fazendo a corte a uma fêmea, ele realiza alguns movimentos aéreos para mostrar como é forte, controlado e fantástico. Se a fêmea gostar da apresentação, ela começa a se movimentar com ele no ar. Isso, às vezes, pode dar a impressão de que estão realmente se acasalando no ar, pois podem ficar muito próximos. Na verdade, os beija-flores geralmente ficam frente a frente. Os machos fazem uma espécie de "dança" ao lutarem por um território e vários beija-flores se juntam para afugentar o intruso.

Aparências à parte, os beija-flores não se acasalam no ar. Suas pernas podem não ser capazes de andar ou saltar, mas podem ficar em pé. Os beija-flores conseguem ficar em galhos, onde copulam. Depois que a fêmea aceita o pretendente, ela se empoleira em um galho e espera o macho ir por trás. Cerca de quatro segundos depois, eles se separam e nunca mais se vêem. O macho sai à procura de outra fêmea para copular, enquanto a fêmea vai construir um ninho.

Provavelmente, a parte mais fascinante do ritual de acasalamento é a atividade inicial da corte. Os machos voam por um período de tempo considerável para impressionar as fêmeas. Ele dança, canta e, além disso, faz o que chamamos de mergulho da corte, um espetáculo um tanto assustador, mas que, aparentemente, tem influência sobre as fêmeas. Voando até 18 metros no ar, o macho faz um arco repentinamente e mergulha, indo direto para a fêmea. Quando está a poucos centímetros da cabeça da fêmea - ainda em alta velocidade - ele sobe a uma altura de 18 metros e começa tudo de novo. Quando a fêmea já está bastante impressionada com o mergulho, ela vai esperar o macho no galho.

As fêmeas são exigentes em relação a seus parceiros. Às vezes, pode chegar a ser uma competição. Os machos são conhecidos por se reunirem e fazerem serenatas a uma fêmea, cada um tentando ganhar sua atenção. Quando ela se mostra interessada por um deles, o escolhido começa o mergulho da corte ou qualquer outra dança pelo ar e os demais pássaros desistem e vão embora.



O pássaro inseto

Os beija-flores têm muitas coisas em comum com os insetos, como a velocidade com que batem as asas e a habilidade de pairar. O menor beija-flor, que tem o tamanho aproximado de um abelhão, é o menor pássaro do mundo.
Mas não é porque os beija-flores não se acasalam no ar, que nenhum outro pássaro o faça. O andorinhão  Aeronautes saxatalis, pássaro nativo do oeste americano, às vezes, copula durante o vôo em um cânion. Duas grandes lesmas de jardim também acasalam no ar, penduradas por um fio de muco.

Daqui:
ciencia.hsw.uol.com.br





5 comentários:

Lilá(s) disse...

É um passarinho que me fascina, não se dão no meu país mas sempre tentei saber sobre eles. São encantadores.
Bjs

Glória disse...

Ah, Sonita, que fêmea pode resistir a tanto charme assim?
Eles são lindos!!
Beijos

Obs: Minha linda, sua mãe está melhor? Espero que sim, amiga.

Rosa Carioca disse...

Quando vivia nessas bandas, havia um que sempre nos visitava. Quando os raios de sol batem nas suas asas... que lindo!

Anônimo disse...

Adoro os beija-flores...são tao delicados..tão lindos...

Angelina disse...

Antes de eu me mudar,tinha um beija-flor muito engraçadinho,que,quando colocávamos água com açúcar e ele chegava...não deixava outro beber também, sendo fêmea, sendo macho.Muito bonitinho.Eu o chamei de senhor beija-flor.rsrsrs(me siga jujuamaanimais.blogspot.com.)

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***