Eu adoro os seus comentários!!!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Animais Albinos



Ao contrário dos humanos, animais albinos sempre que aparecem chamam logo a atenção. Muitos vão parar na mídia e viram notícia sobre curiosidades. Todo mundo quer ver o animal ou saber algo sobre ele. Recentemente apareceu até urubu albino. Despertou tanta a curiosidade que foi roubado. A lista é grande, desde os mais comuns como cães, até os mais raros como jacarés e tigres.

Aquecimento global

O que as pessoas não sabem é que animais albinos são muito frágeis e extremamente vulneráveis aos raios solares. Na natureza raramente sobrevivem. Sem a presença da melanina, que além de dar a cor, protege contra os raios ultravioletas, se tornam totalmente vulneráveis e partes como orelhas, focinho, pálpebras e outras como menos pelos são afetadas por câncer de pele.

O que é o albinismo:

É uma anomalia provocada hereditariamente por um gene recessivo, isto é, a incapacidade do corpo de fabricar melanina, um pigmento que dá cor à pele, pêlos e mucosa. Assim, o albino dispõe da mesma proporção de melanócitos (células onde a melanina é produzida), mas não tem tirosinose, enzima fundamental para a produção do pigmento. O que significa que além da cor, o animal também fica sem a proteção contra os raios ultravioletas.

Como saber se um animal é albino ou simplesmente branco:

Alguns animais despigmentados às vezes são confundidos com albinos. As diferenças são, Albinos autênticos são totalmente brancos, tem olhos azuis e partes visíveis da pele como focinho e almofadinhas dos pés rosadas. O albino verdadeiro possui ainda outra característica que o diferencia dos animais despigmentados, é a chamada "fotofobia", incômodo à luz.

Cães albinos

Não são considerados raros e sim deficientes. Portanto não devem ser vendidos. Certamente requerem muitos cuidados dos donos. Estão sujeitos às doenças de pele, sensíveis às picadas de insetos e à sujeira.
Ao contrário dos cães que nem são vendidos, os gatos, apesar da trabalheira que dá ao dono, chegam a custar até R$ 1.000 quando possuem tal anomalia. Em todo caso, não recomendamos a compra de nenhum animal e sim a adoção.

Como cuidar de albinos e animais de pelo branco em geral

O grande inimigo são os raios ultravioletas, que podem dar início ao câncer de pele. Nessa época da destruição gradual da camada de ozônio, a penetração desses raios é cada vez maior e os albinos os mais afetados. A única maneira de evitar que o animal fique sujeito aos raios é em primeiro lugar mantê-los longe do sol. Criá-los dentro de casa é a melhor solução. Além disso, é imprescindível o constante uso de protetor solar, que pode ser comprado em qualquer pet chop. O mesmo se aplica aos animais brancos em geral, muito sensíveis aos raios ultravioletas. Vale lembrar que esses raios estão presentes mesmo em dias nublados.

 Leonardo Bezerra
Jornal Defesa dos Animais
www.radiodefesadosanimais.com

Mais algumas imagens de animais albinos:














Um comentário:

Anne Lieri disse...

Alguns são lindos,mas é triste saber que a causa está na destruição da natureza pelo homem!E já está acontecendo muita coisa...e nossos amigos animais irão ficar desprotegidos!Bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***