Eu adoro os seus comentários!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Curiosidades sobre os coelhinhos


Daqui:
Petsbr.com


* Os coelhos não são roedores, apesar de roerem tudo que veem pela frente.
* A altura máxima que um coelho consegue saltar é aproximadamente 6 metros.
* Os coelhos roem de tudo para gastarem seus dentes, que não param de crescer. Os dentes da frente dos coelhos são como os dos roedores, que crescem durante toda a vida, e um dos dentes é escuro. Para que eles fiquem do tamanho certo, os coelhos roem tudo, principalmente madeira.
* Quando tratado, um coelho pode viver até 10 anos.
* O tempo de gestação de coelho fêmea é de apenas 1 mês, tendo de 4 a 6 filhotes e amamentando entre 20 e 30 dias; 24h após o parto, entra novamente no cio. É por isso que o coelho é um símbolo muito comum na Páscoa, por sua fertilidade (para judeus e cristãos, tem a ver com a esperança de um nova vida).
* O coelho doméstico é da mesma espécie do coelho selvagem Europeu, que depois de ser domesticado foi espalhado por todo o mundo. Na Austrália, em especial, esta “universalidade” dos coelhos e sua alta capacidade de reprodução transformaram-no uma praga.
* Um coelho tem um raio de visão extremamente amplo. Podendo ver o ambiente que o rodeia atrás de si, sem mexer o pescoço.

Fonte: Wikipedia


A Saúde do seu Coelhinho

Sintomas que indicam quando o coelho está doente:

Menor consumo de alimento;
Perda de peso;
Queda de pêlos;
Abscessos e/ou inflamações em seu contexto normal;
Cabeça inclinada;
Defecções moles ou diarréia;
Problemas de respiração;
Tosse e espirros;
Nariz sujo e pegajoso;
Olhos lacrimejantes ou fechados;
Danos nos órgãos genitais.



Podem ser causados por alguns dos motivos:

Maltrato ao animal;
Deficiência no manejo;
Má alimentação;
Alimento estragado;
Alimento com muito pó;
Instalações impróprias;
Instalações avariadas;
Lesões e/ou feridas mal tratadas;
Intoxicações;
Contágio por fungos, vírus, bactérias etc.;
Falta de higiene;
Estresse (causado por ruídos, sons com volume alto);
Calor excessivo;
Frio excessivo (especialmente nos filhotes novos);
Falta de ventilação;
Excesso de ventilação

Por Gi Pittia


Principais Doenças de Coelhos

Daqui: ARCAdeNOÉ


Doença Hemorrágica Viral

A Doença Hemorrágica Viral (DHV) é uma doença infecto-contagiosa que afeta Coelhos, causada por um calicivírus.

A DVH é altamente contagiosa, transmite-se quer por contato directo, quer indireto (através de objetos contaminados, roedores e insetos). Os objetos contaminados se não forem lavados e desinfectados podem ser uma fonte de contágio mesmo após a eliminação dos animais doentes.

Os animais afetados morrem muitas vezes sem apresentar quaisquer sinais clínicos, outras vezes apresentam sintomas neurológicos (incoordenação, excitação) e por vezes hemorragias pelo nariz ou outros orifícios naturais. Os sintomas manifestam-se cerca de 48 horas após a infecção.

A mortalidade pode variar entre os 50 e 100%. Os coelhos que sobrevivem à doença permanecem como portadores e podem continuar a excretar vírus durante aproximadamente um mês.

A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controle de insectos e objectos contaminados.

Mixomatose

A Mixomatose é uma doença infecto-contagiosa que afeta os Coelhos (leporídeos) e causada por um poxvírus denominado fibroma de Shope.

O vírus transmite-se por contato direto, mas principalmente através de vetores (como por exemplo, mosquitos ou pulgas). Os insetos que se alimentam de sangue, podem manter o vírus ativo durante meses e disseminar facilmente a doença.
Após a picada pelo inseto contaminado, os sintomas podem aparecer entre cinco dias a uma semana. Os sinais típicos são edemas generalizados, principalmente em redor da cabeça (olhos e orelhas), disseminando-se rapidamente por todo o corpo.

A doença é na maioria das vezes fatal. A morte pode ocorrer entre 48 horas a duas semanas após o aparecimento dos sinais clínicos.

A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controle de insetos.

Por  ARCAdeNOÉ



A Páscoa é um problema para os coelhos!


Muita gente não sabe, mas a Páscoa representa um grande pesadelo para muitas entidades de proteção animal em todo o mundo, devido à maciça venda de coelhos em lojas, pet shops e até pela internet e seu posterior abandono.
Levados pelo impulso, muitos pais acabam comprando coelhos para seus filhos, sem conhecer a natureza destes animais.
Um coelho pode ser um excelente companheiro de estimação, mas antes de optar por comprar ou mesmo adotar um, existem algumas coisas que você deve saber sobre eles:
• Coelhos vivem entre oito e dez anos, o que torna a adoção um compromisso de longo prazo. Eles exigem cuidados veterinários regulares, muitas vezes, de especialistas, que podem custar caro.
• Crianças, muitas vezes, querem um coelho para pegar no colo e fazer carinho. Porém, por natureza, a última coisa que um coelho quer é ser apanhado. Coelhos são animais de presas e apanhá-los ou segurá-los no colo, pode lhes dar a sensação de terem sido capturados por um predador. Por isso, eles podem morder e arranhar fortemente na tentativa de se soltar, ferindo crianças e adultos desavisados.
• As costas de um coelho são muito frágeis e uma pequena queda pode lhe causar sérios ferimentos. Por isso, coelhos não são aconselhados para crianças menores de oito ou nove anos.
• Coelhos são roedores. Cabos e fios espalhados pela casa serão certamente alvo de seus dentes, podendo trazer prejuízos financeiros, além do risco de morte dos mesmos pela eletricidade.
• Coelhos não vivem bem isolados de outros coelhos ou em gaiolas. Tornam-se tristes e deprimidos. O ideal para uma família que resolva criar um, é dar lhe um companheiro e bastante espaço.
• A reprodução de um coelho é muito rápida. Sua puberdade ocorre a partir dos 120 dias de vida e sua gestação tem duração de apenas 28 dias. Em uma única ninhada, nascem de 7 a 12 filhotes e a fêmea volta a entrar no cio 14 dias após o parto. Por isso, coelhos precisam ser castrados por veterinários com conhecimentos específicos de sua anatomia. Além disso, é muito difícil determinar o sexo de um coelho jovem. Coelhos machos podem ser castrados a partir de 10 semanas de vida, enquanto a fêmea deve aguardar cinco meses.
• Como todo animal, o coelho precisa de comida e água, mas feno é importante para eles também. Eles podem ser facilmente treinados para defecarem em locais específicos, como uma caixa de areia, mas esta deve ser constantemente limpa.
Por tudo isso, pedimos a todos que pensem muito bem antes de comprar um coelho para seus filhos ou para si. Lembre-se que você estará assumindo a responsabilidade por uma vida, que sempre será dependente de você.


Compartilhe esta informação e ajude a salvar milhares de coelhos inocentes.

*Texto elaborado pela equipe do Clube dos Vira-Latas com a ajuda da médica veterinária Dra. Gabriela Barroso, do Pet Shop Cantinho Animal. Divulgação livre.

Achei aqui:
petsonline.com.br



Nenhum comentário:

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***