Eu adoro os seus comentários!!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Esquilos


Pertencem à ordem Rodentia, da família dos esciúridos. O seu corpo mede entre 19 e 24 centímetros e a cauda de 15 a 20. Trata-se de uma espécie não ameaçada.

O esquilo é uma espécie antiga. Foram encontrados restos fosseis entre os 20 e os 30 milhões de anos de idade. Hoje em dia, os esquilos habitam nos cinco continentes. Em Espanha podemos encontrar exemplares de duas espécies, o esquilo vermelho e o mouro. O esquilo vermelho é um animal muito sociável e simpático. É habitual ver em parques e jardins. Gosta muito da presença humana e pode aceitar alimentos das pessoas.



Quando vive nas florestas e não está acostumado às pessoas, foge ao menor ruído ou movimento. Uma vez a salvo, a sua curiosidade fará com que veja o que causou a sua fuga. Os esquilos são animais geralmente rápidos e ágeis. Isto é devidos às unhas que têm nos dedos, que permitem trepar as árvores rapidamente. Ao descer de uma árvore, sempre o fazem de cabeça para baixo. A mobilidade que tem nas suas patas da frente lhe permite segurar e descascar os alimentos com grande facilidade.


O ninho que estes animais constroem é de muita importância. Geralmente têm mais do que um no seu território que tem por norma de 200 a 300 metros. Os machos delimitam estes territórios através de urina de outro tipo de marcas. O ninho principal é usado pela fêmea para dar à luz as suas crias e o resto para descansar, como esconderijo ou para armazenar alimentos. A água é um factor que condiciona a sua existência como espécie, pelo que necessita de viver perto de lugares com a presença contínua de água para que nunca tenham falta dela.



O esquilo é um animal activo durante todo o ano, pelo que não hiberna. Quando chegam os dias mais frios ou mais quente, ele diminui a sua actividade, escondendo-se nos seus ninhos. As primeiras horas da manhã e da tarde são as horas de mais actividade deste animal.

DAQUI:
MundoEntrePatas.com





2 comentários:

chica disse...

Peguei minha flor.Eles são lindinhos.Adoro vê-los.beijos,lindo dia!chica

Anne Lieri disse...

Que fofinhos!Adorei!O video tb é super legal!Bjs,

Poderá também gostar de:

Bornes relacionados com Miniaturas

Cortar os rabinhos traz beleza?

Cortar os rabinhos traz beleza?
Para mim, isso é mutilação!

Estes amigos gostam dos animais e eu os amo por isso!

Eu adoro os meus blogs!!!

Eu adoro os meus blogs!!!

Para você que me visita...

Para você que me visita...

@

***